(11) 9 7690-6006
Explosão mata 19 mil vacas leiteiras nos Estados Unidos

Explosão mata 19 mil vacas leiteiras nos Estados Unidos

Uma explosão numa fazenda de gado leiteiro nos Estados Unidos matou 19 mil vacas leiteiras e feriu uma pessoa. Um defeito num equipamento agrícola, que possivelmente inflamou volumes consideráveis de gás metano, pode ser a causa do incidente. O caso ocorreu na segunda-feira 10, no Texas.

Segundo autoridades locais, a explosão ocorreu enquanto o rebanho estava confinado numa área próxima à ordenha da Fazenda South Fork Dairy, em Dimmitt. A propriedade é uma das maiores da região.

As chamas se espalharam rapidamente. De acordo com a organização sem fins lucrativos Animal Welfare Institute, o incidente provocou o maior número de mortes de animais nos EUA. O recorde anterior era de 2020. Na época, 400 vacas morreram em virtude de um incêndio no interior de Nova Iorque.

Vacas Leiteiras
O incidente com as vacas leiteiras ocorreu no Texas | Foto: Reprodução/Redes sociais

A provável causa da morte das vacas leiteiras

Bombeiros investigam a causa do incidente. Uma explosão num aparelho utilizado para a limpeza das áreas onde as vacas caminham é o provável motivo. “O equipamento possivelmente superaqueceu”, disse o xerife do Condado de Castro, Sal Rivera, à imprensa local. “Em contato com gás metano, as coisas pegaram fogo e explodiram.”

Os bovinos produzem metano em seu sistema digestivo e eliminam os gases por meio de arroto e flatulências. Esse é um dos motivos pelos quais o governo da Nova Zelândia aventou a possibilidade de cobrar imposto de carbono sobre o “pum” dos animais, por exemplo.

Leia mais: “Mais boi, menos pasto e mais picanha”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 135 da Revista Oeste



Fonte:

Fechar Menu