O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi ao médico psiquiatra do Senado nesta quarta-feira, 8. O parlamentar solicitou um atestado de sanidade mental depois de se envolver em uma polêmica com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o ex-deputado Daniel Silveira e com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento, o médico Bruno Andrade atesta que Do Val está apto de saúde para exercer a função como parlamentar. Na quinta-feira 2, o senador disse que, em dezembro de 2022, Bolsonaro tentou “coagi-lo para dar um golpe de Estado”.
Um dia depois, uma matéria da revista Veja, que teve Do Val como fonte, explicou como teria ocorrido a reunião entre o parlamentar, Silveira e Bolsonaro. Na ocasião, o então presidente e o ex-deputado queriam convencer o senador a se encontrar com Moraes, fazê-lo admitir que teria ultrapassado “as linhas da Constituição” e gravar a conversa.
Horas depois, no entanto, Do Val disse à imprensa que a proposta partiu de Silveira, e não de Bolsonaro. A versão inicial ainda dizia que a reunião ocorreu no Palácio da Alvorada. Mas depois ele recuou e disse que, na verdade, o encontro aconteceu na Granja do Torto, residência oficial mantida pela Presidência da República. Em razão das contradições do senador, ele se tornou motivo de piada nas redes sociais.
Do Val de licença
Na terça-feira 7, a Veja noticiou que aliados de senador disseram que ele tiraria licença do mandato. O parlamentar estaria sob muito “estresse” e não teria condições psicológicas para assumir os trabalhos na Casa.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].