(11) 9 7690-6006
Perfis usam programa de Bolsonaro como fake news para Lula

Perfis usam programa de Bolsonaro como fake news para Lula

Quatro perfis nas redes sociais que somam mais de 50 milhões de seguidores divulgaram fake news sobre a redução da desigualdade social no país, com o objetivo e aumentar a popularidade do presidente Lula, informou o jornal Gazeta do Povo, neste sábado, 20.

Segundo o jornal, as publicações ocorreram em 11 de maio e foram feitas pelas contas Choquei, Alfinetei, PopTime e UpdateCharts. Todas têm perfil a favor do governo.

publicidade

“Histórico: pela primeira vez em dez anos, a desigualdade no Brasil caiu para o menor nível, com as mudanças aplicadas pelo governo Lula”, afirma publicação do PopTime. Semelhantemente, o perfil Choquei postou: “Agora: pela primeira vez em uma década, a desigualdade no Brasil caiu para o menor nível, com o auxílio de R$ 600 do governo Lula e a melhora do mercado de trabalho”.

fake news
Perfis de fofoca divulgam fake news para aumentar popularidade do petista | Foto: Reprodução/Twitter

As outras contas repetiram o modelo e inseriram a foto oficial de Lula que apareceu na urna eletrônica nas eleições de 2022, ao lado de imagens de famílias pobres ou da bandeira do Brasil.

A redução da desigualdade usada pelos perfis para promover Lula, contudo, ocorreu durante o governo Jair Bolsonaro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada. No levantamento, entre outros fatores, o IBGE atribuiu o cenário ao auxílio emergencial criado por Bolsonaro.

O ano foi omitido em todas as postagens dos perfis, criando fake news, segundo as quais o atual governo é o responsável pela redução significativa da desigualdade econômica.

Perfis gerenciados por apoiadores de Lula espalham fake news

Outro ponto em comum entre as contas disseminadoras de fake news é que três das quatro são agenciadas pela Mynd8, empresa que tem a cantora Preta Gil, apoiadora de Lula, como sócia-proprietária. O Choquei é o único perfil que não consta no rol de contas da agência, mas fez parte do grupo até dezembro de 2021.

O Choquei, que tem o maior número de seguidores nas redes sociais, quase 27 milhões, pertence a Raphael Sousa, influenciador que é próximo da primeira-dama Rosângela Silva, mais conhecida por Janja.

Leia também

Fonte:

Fechar Menu