O novo episódio do podcast STJ No Seu Dia já está no ar e traz um bate-papo com o procurador regional da República Felício Pontes. Na conversa com o jornalista Thiago Gomide, ele detalha como o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em sua tarefa diária de interpretar o direito federal infraconstitucional, formou uma jurisprudência que dá efetividade aos direitos dos povos indígenas, consolidando melhorias em suas condições de vida.
Pontes destaca que os povos originários precisam de identidade, mas também de proteção efetiva a seus direitos – conforme asseguram a Constituição Federal de 1988 e vários tratados internacionais. O procurador lembra que, no campo da saúde e do bem-estar, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2008) estabelece que esses grupos devem ter acesso igualitário, sem discriminação, a todos os serviços sociais e de saúde.
STJ No Seu Dia
Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do STJ, o podcast traz, semanalmente, entrevistas com linguagem simples e acessível sobre questões institucionais ou jurisprudenciais do Tribunal da Cidadania.
O conteúdo é veiculado às sextas-feiras, às 21h30, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília), e também está disponível no canal do STJ no Spotify e em outras plataformas de áudio.